PNEUMONIA POR HIPERSENSIBILIDADE

QUE É A PNEUMONIA POR HIPERSENSIBILIDADE (PH)? 
É uma reação que ocorre nos pulmões devido à inalação de alguma substância que provoque intensa reação inflamatória. Pode ocorrer de forma aguda, devido a um episódio único de inalação, ou de forma crônica, se o contato for persistente.
 
QUAIS AS CAUSAS DA PH?
Dezenas de causas existem. Resumidamente poderíamos dizer desde a inalação de substâncias químicas (como inseticidas, p.ex), até a exposição a substâncias orgânicas, como fungos (mofo) e animais (aves, principalmente). Constituem os grupos de risco ao desenvolvimento da PH os indivíduos que possuem exposição ocupacional às substâncias irritantes, moradores que submeteram suas casas à dedetização, descupinização, ou aqueles que possuem mofo nas paredes, especialmente no quarto de dormir, ou expostos a sistemas de ar condicionado sem manutenção adequada. Criadores de pássaros, presença de animais dentro de casa ou mesmo dormir com travesseiro feito de penas de ganso também são fatores importantes para o desenvolvimento da doença.
 
QUAIS OS SINTOMAS? 
Geralmente tosse seca e falta de ar. Pode ocorrer também chiado no peito e febre ocasionalmente. Se ocorrer de forma aguda e não diagnosticada pode levar ao óbito; também pode ocorrer de uma forma menos intensa, chamada de crônica progressiva, onde os sintomas lentamente vão aparecendo e levando às dificuldades respiratórias crônicas. Não existe diferença de incidência entre homens ou mulheres. 
 
O QUE É A SÍNDROME DO EDIFÍCIO DOENTE? 
Existem relatos na literatura médica de edifícios e residências onde há a possibilidade de ocorrência da síndrome devido à contaminação de sistemas de ar condicionado central ou calefação por fungos, ocasionando pneumonite de hipersensibilidade em diversas pessoas. Infiltração de água nas paredes levando à colonização por fungos também pode ser a causa da doença em diversas pessoas.
Compartilhar:

CONTATOS

HIGIENÓPOLIS
Rua Conselheiro Brotero, 1539 - Cont. 111

Telefones: 55 (11) 3661-1740 / 3667-1017

SANTANA
Rua Dr. Zuquim, 449 - conj. 74

Telefones: 55 (11) 2973-2440 / 2283-0037

Marque sua consulta

Tira Dúvidas

Inaladores"

Tabagismo"