CUIDADOS COM O USO DE AQUECEDORES DOMÉSTICOS

QUAIS OS RISCOS DO USO DOS AQUECEDORES DOMÉSTICOS?
Aquecedores são aparelhos geralmente utilizados em momentos de clima frio para aquecer o ambiente. Com a chegada do inverno, aumenta o número de pessoas que procuram por aquecedores portáteis para esse fim. Os principais aquecedores portáteis são a óleo, cerâmico, a gás, termoventiladores e de resistência, sendo este último genericamente chamado de “aquecedor elétrico”, embora todos os outros modelos (com exceção ao a gás) também utilizem energia elétrica em alguma etapa do processo. Os aquecedores funcionam a partir do mesmo princípio: esquentam o ar em volta do aparelho e fazem-no dissipar, aquecendo assim todo o ambiente.

No entanto, o ar seco, comum nessa época do ano, pode se agravar com o uso desses equipamentos e levar a uma piora das doenças respiratórias crônicas, como asma, DPOC (bronquite e enfisema pulmonar), rinites e sinusites. Portadores dessas doenças não deveriam fazer uso desses aparelhos.

QUAIS OS CUIDADOS COM O USO DOS AQUECEDORES DOMÉSTICOS?
Aquecedores de resistência incandescente devem possuir grades de proteção para se evitar queimaduras por algum contato descuidado e devem ser mantidos longe das crianças e animais. Também é importante realizar limpeza e manutenção na periodicidade indicada no manual. No caso dos modelos a gás, os conselhos são cautela na instalação e, durante o uso, manter o ambiente ventilado, por causa da combustão do gás carbônico.
Ao contrário do que faz a maioria das pessoas, deve-se manter a ventilação do ambiente sob o uso do aquecedor. A renovação do ar ajuda a manter a umidade, já que o ar seco agrava as doenças respiratórias. Outra opção é usar um umidificador no mesmo local - alguns aquecedores têm essa função embutida.

QUAIS OS RISCOS DOS AQUECEDORES A ÓLEO?
Os aquecedores a óleo podem levar à poluição dentro de casa devido à produção de fuligem do óleo e pela produção do monóxido de Carbono. Em espaços ventilados com aquecedores pequenos, são raros os casos de intoxicação por monóxido de carbono. Mas, tanto em ambientes pequenos e fechados ou com grandes aquecedores, existe a possibilidade de vazamento deste gás, o que pode ser muito perigoso. Vazamentos ocorrem quando o aquecedor a óleo não é corretamente ventilado. Como o gás é inodoro e transparente, os proprietários podem não notar o problema até que seja tarde demais.

AS LAREIRAS POSSUEM VANTAGENS SOBRE OS AQUECEDORES?
De forma alguma lareiras a lenha devem ser utilizadas dentro de casa. A queima da lenha, situação conhecida como “queima da biomassa”, pode levar uma concentração de partículas poluentes dentro do ambiente doméstico que pode levar à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC -, de modo semelhante ao cigarro. As lareiras a gás também aumentam o risco de doenças pulmonares pelo aumento da poluição intradomiciliar. As lareiras elétricas possuem os mesmos riscos dos aquecedores elétricos citados acima.
Compartilhar:

CONTATOS

HIGIENÓPOLIS
Rua Conselheiro Brotero, 1539 - Cont. 111

Telefones: 55 (11) 3661-1740 / 3667-1017

SANTANA
Rua Dr. Zuquim, 449 - conj. 74

Telefones: 55 (11) 2973-2440 / 2283-0037

Marque sua consulta

Tira Dúvidas

Inaladores"

Tabagismo"