Notícias

UTILIZAÇÃO DE iPAD ANTES DE DORMIR PODE INTERROMPER PADRÕES DE SONO

O uso de dispositivos eletrônicos emissores de luz para leitura, comunicação e entretenimento aumentou muito recentemente. De acordo com um estudo publicado online na revista Proceedings, da Proceedings of the National Academy of Sciences, ler um livro real, impresso em papel, pode ser muito menos perturbador do sono do que a leitura de um leitor em computador, tablet ou e-book.

Após avaliar 12 adultos jovens e saudáveis para uma das duas atividades: a leitura de um e-book em uma sala mal iluminada por cerca de quatro horas antes de se deitar em cinco noites consecutivas, ou a leitura de um livro impresso para a mesma quantidade de tempo de emissão de luz, pesquisadores descobriram que em comparação com um livro impresso, um e-book emissor de luz diminuiu a sonolência, reduziu o sono mais profundo (sono REM) e suprimiu substancialmente a ascensão da melatonina, o hormônio que regula o ciclo de sono e vigília. As pessoas que lêem e-books relataram se sentir menos alertas na parte da manhã.

O estudo usou apenas iPads, mas em testes separados os pesquisadores descobriram que iPhones, iPods e o Kindle Fire tinham emissões de curto comprimento de onda semelhantes. Curiosamente, o Kindle original, que não tem a sua própria fonte de luz, reflete a luz ambiente como um livro regular. Os pesquisadores não testaram o Kindle Paperwhite ou o Kindle Voyage, que utilizam uma tecnologia diferente de iluminação frontal projetada para ser mais fácil aos olhos, de acordo com o fabricante, a Amazon Inc.

Os autores concluem que a utilização de dispositivos emissores de luz imediatamente antes de deitar aumenta o estado de alerta nesse momento, o que pode levar os utilizadores a retardar a ida para a cama e o adormecimento. No geral, verificou-se que o uso de dispositivos emissores de luz portáteis imediatamente antes de dormir tem efeitos biológicos que podem perpetuar a deficiência de sono e perturbar o ritmo circadiano, sendo que ambos podem ter impactos negativos sobre o desempenho, saúde e segurança.

Para ler o artigo original, 
clique aqui.
Compartilhe no Twitter
Voltar
Curta nossa fanPage
BYS1000