Notícias

PNEUMOULTRAMICROSCOPICOSSILICOVULCANOCONIOSE

A palavra do nosso título, de 44 letras, é a maior conhecida da língua portuguesa e registrada em dicionário e se refere à doença pulmonar causada pela inalação de cinzas vulcânicas. A palavra ganhou registro oficial pela primeira vez em 2001, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

A palavra Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose não nasceu em português. Foi criada por Everett M. Smith, presidente da National Puzzlers' League, associação americana para amantes de jogos de palavras, para ser a mais longa palavra de língua inglesa. Foi transposta para a nossa língua linearmente, pois havia uma tradução correspondente para cada morfema.

Nos últimos dias o vulcão Calbuco, no Chile, entrou em erupção e as pessoas expostas à inalação das suas cinzas podem desenvolver essa grave doença pulmonar. Neste final de semana as cinzas do vulcão chegaram ao sul do país, atingindo até os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, o fenômeno se parece com nuvens esbranquiçadas e esparsas. Segundo os meteorologistas do instituto, por enquanto não há riscos à saúde ou à aviação porque as nuvens estão bastante altas, a cerca de 10 mil metros de altitude. Os riscos seriam maiores caso as cinzas estivessem em menor altitude.

Rodrigo Barrera postou em sua conta do YouTube um vídeo feito a partir de um ângulo privilegiado do vulcão Calbuco, clique aqui para assistir.
Compartilhe no Twitter
Voltar
Curta nossa fanPage
BYS1000