Notícias

GRIPE PODE SER MAIS GRAVE ESTE ANO. INFARTO DO MIOCÁRDIO É MAIOR NA PRIMEIRA SEMANA DE INFECÇÃO

Nos EUA, a temporada de gripe está mais grave este ano e estão ocorrendo mais mortes em crianças. O tipo de vírus responsável pela epidemia é a Influenza A-H3N2 e está atingindo especialmente as crianças e os idosos. Nessas pessoas, os sintomas tendem a crescer rapidamente e levar à morte. Trinta crianças já morreram nos EUA esse ano devido à gripe e 85% delas não foram vacinadas.

As pessoas que contraem gripe tem maior risco de morrer por infarto agudo do miocárdio na primeira semana de infecção seguindo um recente estudo publicado. Os dados indicam que as pessoas com gripe têm um risco seis vezes maior de sofrer um IAM nos sete dias após terem sido diagnosticados. 1

Outro recente estudo espanhol apontou que os adultos mais velhos que recebem vacinas contra a gripe todos os anos são menos propensos a serem hospitalizados com infecções graves por Influenza ou a morrer devido a elas do que aqueles que se vacinam apenas esporadicamente. 2 Portanto, fique alerta com relação á vacinação da gripe tão logo comece a campanha, pois  tudo indica que ela pode ser mais grave este ano que nos anos anteriores.
 
FONTES:
1.      Kwong JC et al. N Engl J Med 2018; 378: 345-353.
2.      Casado I et al. CMAJ 2018 January 8;190:E3-12
Veja todas as notícias Veja mais


Compartilhe no Twitter
Voltar
Curta nossa fanPage
BYS1000