O primeiro Nobel em física, 1901.

Em 27 de novembro de 1895, Alfred Nobel assinou sua vontade final e testamento no Swedish-Norwegian Club, em Paris. Ele morreu de hemorragia cerebral na sua casa em San Remo, Itália, em 10 de dezembro de 1896. Uma instituição privada foi fundada em 1900 baseada no desejo expresso de Nobel de repassar sua fortuna àqueles que se destacassem nos campos da Física, Química, Medicina, Literatura, Economia e na promoção da paz. O alemão Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923), conhecido até os dias de hoje devido à sua notável descoberta, os Raios-X,  foi o primeiro a receber um Prêmio Nobel na categoria de Física, em 1901. O texto que se segue é a íntegra do discurso de apresentação da sua premiação feito por C. T. Odhner, presidente da Royal Swedish Academy of Sciences na época.
 
"Sua Alteza Real, Senhoras e Senhores,
"A Real Academia Sueca de Ciências recebeu de Alfred Nobel o privilégio de premiar dois dos maiores prêmios os quais ele criou em sua vontade: os prêmios os quais são as ramificações da Ciência mais próximas do seu coração - aqueles em Física e Química. Agora que a Real Academia de Ciências recebeu de seus comitês a opinião dos experts sobre as sugestões encaminhadas, bem como suas próprias sugestões, a decisão está tomada e, como presidente em exercício, estou aqui para anunciá-la.
 
"A Academia premiou com o Prêmio Nobel em Física Wilhelm Conrad Röntgen, Professor da Universidade de Munique, pela descoberta com a qual seu nome estará ligado por todo o tempo: a descoberta dos então chamados Raios-Röntgen, ou, como ele mesmo denominou, Raios-X.
 
Fig.1: Rontgen, premiado "em reconhecimento aos extraordinários serviços retribuídos pela descoberta dos extraordinários raios subsequentemente chamados ´Roentgen`”
 
Estes são, como nós sabemos, uma nova forma de energia e tem recebido o nome de "raios" em conta de sua propriedade de propagar a eles mesmos em linhas retas como faz a luz. A atual constituição desta radiação de energia é ainda desconhecida. Várias das suas propriedades características, no entanto, foram descobertas primeiro pelo próprio Röntgen e depois por outros físicos que dirigiram suas pesquisas para este campo. E não há nenhuma dúvida que a ciência física ganhará muito sucesso quando esta estranha forma de energia for suficientemente investigada e seu amplo campo completamente explorado.
 
Permita-nos lembrar nós mesmos de apenas uma das propriedades as quais tem sido encontradas nos raios Röntgen; aquela a qual é a base do uso extensivo dos Raios-X na prática médica. Muitos corpos, que permitem a passagem da luz através deles em vários graus, comportam-se do mesmo modo com os Raios-X, exceto pela diferença de que alguns que são totalmente impenetráveis à luz podem facilmente ser penetrados pelos Raios-X, enquanto outros corpos bloqueia-os totalmente. Deste modo, como exemplo, metais são impenetráveis a eles; madeira, couro, papelão e outros materiais são penetráveis e isto é também o caso dos tecidos musculares dos organismos animais. Agora, quando um corpo estranho impenetrável aos Raios-X, por exemplo, uma bala de arma de fogo ou uma agulha, penetra esses tecidos, sua localização pode ser determinada pela iluminação da apropriada parte do objeto com os Raios-X, tomando-se um desenho da sombra1 disto sobre uma placa fotográfica, e como conseqüência o corpo impenetrável é imediatamente detectado.
 
A importância disto para a prática cirúrgica, e quantas operações tem sido possibilitadas e facilitadas por isto é bem conhecido de todos. Se nós adicionarmos que em muitos casos severas doenças de pele, por exemplo o lupus, tem sido tratadas com sucesso com os raios Röntgen, nós podemos dizer mais uma vez que a descoberta de Röntgen já trouxe tantos benefícios que premiá-la com o Prêmio Nobel preenche a intenção do seu criador em um grau muito alto."
 
Fig. 2: Três selos lançados em 1961 pela Suécia homenageando os premiados com o Nobel de 1901. No primeiro plano, Roentgen.
 
1Shadowgraph, no original.
 
BIBLIOGRAFIA
Nobel Lectures. Elsevier Publishing Company, Amsterdam, 1964-1970. Physics, 1901-1970, 4 vols.
VOLTAR
Compartilhar:

CONTATOS

HIGIENÓPOLIS
Rua Conselheiro Brotero, 1539 - Cont. 111

Telefones: 55 (11) 3661-1740 / 3667-1017

SANTANA
Rua Dr. Zuquim, 449 - conj. 74

Telefones: 55 (11) 2973-2440 / 2283-0037

Marque sua consulta

Tira Dúvidas

Inaladores"

Tabagismo"