As origens do estetoscópio

Junto com o velho regime, as velhas idéias também foram varridas pela Revolução Francesa no final do século XVIII. Ênfase à experimentação e à observação à beira do leito tomaram corpo na Medicina. René-Théophile-Hyacinthe Laennec (1781-1826), discípulo de Corvisart, que era médico de Napoleão, foi um dos maiores clínicos daquela época e, por que não dizer, de todos os tempos.
 
 
Figura 1: Laennec
 
Ele trouxe importantes contribuições para o conhecimento das doenças pulmonares, especialmente o enfisema, as bronquiectasias e a tuberculose. No entanto, Laennec talvez seja melhor lembrado pela invenção e uso do estetoscópio.
 
Antes de Laennec, os sons cardíacos e pulmonares eram estudados através da colocação do ouvido contra o tórax do paciente. Após observar duas crianças transmitirem ruídos através de uma prancha de madeira diretamente aos ouvidos, Laennec teve a idéia de enrolar algumas folhas de papel para ajudá-lo a ouvir os sons torácicos dos pacientes. Seu próximo passo foi construir um cilindro de madeira, e ficou maravilhado por discernir sons que nunca havia ouvido antes.
 
 
Figura 2: Estetoscópio de cedro de Laennec, século XIX
 
Usando as novas informações que passou a observar, Laennec iluminou o quadro clínico de muitas doenças. Em sua principal obra - "De l'auscultation mediate" -,  Laennec descreveu em detalhes os sons audíveis das doenças torácicas. Na obra também incluiu diagramas da usa nova invenção e tornou o estetoscópio disponível para compra através dos editores
 
 
Figura 3: Primeira edição (em dois volumes) 
publicada em Paris, em 1819
 
Posteriormente, seu estetoscópio monaural foi desenvolvido até tornar-se o aparelho binaural usado hoje por todos os médicos como instrumento regular de trabalho. Como ironia do seu próprio destino, durante seus estudos sobre a tuberculose, Laennec morreu próximo aos seus 45 anos de idade como conseqüência à doença.
 
BIBLIOGRAFIA
Lyons, AS & Petrucelli, RJ. The Nineteenth Century: The Beginnings of Modern Medicine. In: Medicine - an illustraded history. New Iork, Abradale Press-Harry N. Abrams Inc, Publishers, 1987. p. 510-11.
 
WALSH, JJ. René-Théophile-Hyacinthe Laennec. In: The Catholic Encyclopedia, Volume VIII. 
http://www.newadvent.org/cathen/08737b.htm
VOLTAR
Compartilhar:

CONTATOS

HIGIENÓPOLIS
Rua Conselheiro Brotero, 1539 - Cont. 111

Telefones: 55 (11) 3661-1740 / 3667-1017

SANTANA
Rua Dr. Zuquim, 449 - conj. 74

Telefones: 55 (11) 2973-2440 / 2283-0037

Marque sua consulta

Tira Dúvidas

Inaladores"

Tabagismo"