Atividades - Palestras

PALESTRAS PARA O PÚBLICO LEIGO

Desenvolvemos palestras sobre diversos assuntos na área da Pneumologia voltadas para o público leigo com o objetivo de esclarecer e prevenir sobre as doenças respiratórias. Sempre com clima informal e interativo, a duração é de 90 minutos, com bastante espaço para a participação do público. Empresas, escolas e demais interessados podem fazer o contato pelo e-mail drmaurogomes@uol.com.br. Temas em destaque:

A GRIPE SUÍNA (INFLUENZA A-H1N1)

Muito se fala a respeito da nova gripe, chamada incialmente como gripe suína, despertando o temor na população. Na realidade, quais os reais riscos desse novo virus? Quais cuidados e precauções devemos ter? O que existe de verdade e o que é exagero? Por que mudaram o nome da gripe? Abordaremos esses assuntos com o esclarecimento das dúvidas a respeito deste tema tão atual.

É POSSÍVEL PARAR DE FUMAR

Se todos sabem dos malefícios provocados pelo tabagismo e da necessidade de abandonar o vício, por que apenas poucos conseguem parar de fumar? Há muitas dificuldades e angústias envolvendo essa decisão. Entre o achar que deve parar e o realmente querer parar de fumar, existe um caminho a ser percorrido. Discutiremos as técnicas e os medicamentos disponíveis para ajudar a superar essas dificuldades que envolvem a cessação do tabagismo.

ASMA NÃO É BRONQUITE!

A asma acomete cerca de 20% da população brasileira. Junto a isso, cerca de 70% de todos os asmáticos também possuem rinite alérgica! O que são essas doenças? Por que elas se agravam nos meses de outono e inverno? Por que asma não pode ser chama de bronquite? Essas dúvidas, além dos novos tratamentos disponíveis e a melhor forma de prevenção das crises de asma e rinite serão discutidos nesta palestra.

O INVERNO E AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Com a chegada dos meses frios de outono e inverno, as doenças respiratórias aumentam sua incidência nas estatísticas médicas. Os portadores de doenças crônicas pulmonares, como asma, bronquite e enfisema, costumas apresentar crises. O número de internações e procura pelos serviços de emergência é maior, como no caso do Hospital Samaritano/SP. Abordaremos as causas deste problema e as melhores maneiras de prevenção e tratamento.

O QUE É ENFISEMA PULMONAR?

O cigarro é um dos maiores causadores de doenças respiratórias, entre elas o enfisema pulmonar. O enfisema, juntamente com a bronquite crônica, constitui a chamada Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Acredita-se que cerca de 7,5 milhões de pessoas no nosso país são acometidos por essa doença. Venha conhecer como ela se manifesta nos indivíduos, como realizar o diagnóstico precoce e os novos tratamentos disponíveis, assim como a melhor maneira de prevenção.

POR QUE AINDA EXISTE A TUBERCULOSE?

Em todo o mundo, oito milhões de pessoas adoecem por tuberculose anualmente. Só no Brasil, são 90 mil casos novos por ano e 14 pessoas morrem por dia por causa da tuberculose. Por que isto ocorre, já que o diagnóstico desta doença é rápido, fácil e o tratamento disponível gratuitamente? Venha conhecer um pouco sobre a tuberculose, doença que acompanha o homem há milhares de anos e ainda não foi erradicada. Esteja alerta sobre os sintomas, pois a ida ao médico precocemente é fundamental para o sucesso do tratamento.

PALESTRAS PARA O PÚBLICO MÉDICO

O PACIENTE COMO CLIENTE

Com as mudanças observadas hoje em dia na relação médico-paciente, há a necessidade de mudanças na postura profissional do médico, o que não é ensinado no curso universitário. Há a necessidade de se desenvolver estratégias administrativas e comerciais nas suas funções, com planejamento das ações. Abordaremos aspectos de gerenciamento de consultório médico, ética em marketing pessoal e métodos de encantamento e fidelização do cliente ao consultório do profissional.
Compartilhe no Twitter
Curta nossa fanPage
BYS1000